top of page

Terapia é para mim?

  • Foto do escritor: Matheus Araujo Fonseca
    Matheus Araujo Fonseca
  • 6 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de jun. de 2024

A resposta eu já posso te adiantar: sim. Mas porquê?


Terapia é um serviço de acolhimento e de análise pessoal para qualquer pessoa que esteja experienciando um conflito emocional. Vamos quebrar essa frase em três partes.


Serviço de acolhimento e de análise pessoal

Como qualquer outro autocuidado, a terapia busca alcançar o bem-estar e a serenidade. Uma das principais funções do serviço é ser um espaço de acolhimento para quem está em sofrimento emocional. Contudo, o real benefício da terapia vem com a análise pessoal, que tem como intuito ser um guia para estes momentos de crise emocional, mas também promover autoconhecimento e saúde mental mesmo para quem não está em um momento de crise e de intenso sofrimento.


Essa análise pode acontecer de diversas formas, a depender da abordagem que o(a) psicólogo(a) utiliza como base. É importante ressaltar que não há uma hierarquia de qual é melhor. Cada pessoa se familiariza com diferentes abordagens em diferentes momentos de vida com diferentes experiências de conflito emocional. O importante é que seja criado um vínculo de confiança entre paciente e terapeuta.


Para qualquer pessoa

Como você já percebeu, a terapia não é restrita somente a quem está sofrendo com uma questão existencial ou emocional. Esta é uma percepção comum sobre a terapia que advem do fato de a Psicologia, como campo de estudo, ter surgido a partir da psiquiatria e de estudos da percepção. Logo, é de se compreender que seja relacionada a questões mais intensas de saúde mental.


Contudo, o mesmo benefício que a terapia traz para questões de sofrimento psíquico intenso, também ocorre com quem está experienciando um conflito emocional. E aqui entram os mais diversos conflitos: desde os já nomeados como ansiedade, depressão, burnout, luto, relacionamento...; até os que você vivencia mas ainda não consegue dar um nome.


Portanto, se você sente que precisa conversar com alguém em sigilo sobre algo que está ocupando sua cabeça e te trazendo incômodo, ou mesmo se você não sabe identificar o conflito que está passando, veja a terapia como uma opção para poder colocar essa angústia para fora e analisá-la junto do apoio de um profissional. A terapia é um espaço para entender melhor suas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo.


Conflito emocional

Todos sofremos em algum momento. Alguns conflitos conseguimos lidar sozinhos, outros já nos acompanham por mais tempo e podem até começar a impactar outros aspectos de nossas vidas. E é neste segundo caso que a ajuda de um(a) profissional pode ser necessária. Mas isso não significa que precisamos esperar um grande sofrimento para iniciar um processo terapêutico. Cada pessoa vivencia o sofrimento de uma forma diferente, não há um maior do que outro.


Conflitos podem vir de diversas situações. Abaixo vou listar algumas que fogem do senso comum de "casos mais graves", o que inclui também alguns sintomas que podem ser percebidos no seu corpo:

  • Dificuldade com relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais;

  • Angústia em relação ao futuro ou ressentimento em relação ao passado;

  • Mudanças de residência, trabalho ou uma nova fase de vida;

  • Medo de determinadas situações, seja de exposição social ou por conta de traumas;

  • Dores de cabeça frequentes em determinadas situações;

  • Gastrite, falta de ar ou queda imunológica;


Ao analisarmos juntos estas questões que te trazem qualquer tipo de angústia, vamos abrir um espaço para que você possa dar um nome ao que sente e entender a melhor forma de lidar com este sofrimento. E tudo isso será feito de forma sigilosa, em um espaço seguro para que você possa compartilhar o que já ficou muito tempo guardado com você.



Conte comigo, estou aqui por você.

É só me chamar no telefone que está no rodapé :)

bottom of page