top of page

Atendimento para Brasileiros no Exterior

  • Foto do escritor: Matheus Araujo Fonseca
    Matheus Araujo Fonseca
  • 29 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jun. de 2024

Muitas pessoas têm o desejo de viajar e morar no exterior. Para além de uma aventura que traz consigo a realização desse desejo, também traz desafios psicológicos únicos. Entre os mais comuns estão a solidão, o estresse cultural (incluindo a xenofobia) e questões identitárias.


Encarar estes desafios não é fácil e, por isso, o apoio de um profissional da psicologia pode ajudar. Mas a barreira da linguagem pode se tornar um impeditivo para se comunicar e expressar angústias e ansiedades que podem ser mais facilmente expostas na língua materna.


Felizmente, devido à tecnologia, é possível realizar consultas online com terapeutas brasileiros de qualquer lugar do mundo para acolher estas dificuldades. Abaixo detalho como meu trabalho é feito em cada um destes desafios:


1. Solidão

Mudar para um novo país significa, na maioria dos casos, distanciar-se de relações com amigos e familiares. Além da nostalgia e saudade, o sentimento de solidão pode vigorar caso o choque cultural dificulte a construção de novas relações no novo país. Para trabalhar esta questão, é importante refletir sobre o sentido das relações para você, como são organizadas as relações na cultura do novo país e as possibilidades de manter as relações com as pessoas do Brasil.


2. Estresse cultural e Xenofobia

A nova cultura muitas vezes impõe normas sociais que não estavam presentes na cultura brasileira. O choque cultural pode ser tão grande a ponto de estressar as relações com o novo país, seja por uma questão pessoal com as novas normas sociais, seja por uma exclusão social proveniente das próprias pessoas do novo país. Para trabalhar esta questão, é importante pensar sobre como você organiza seus valores e normas, e qual a possibilidade de integração ou atuação na nova cultura.


3. Questões identitárias

A mudança para um novo espaço tem uma dupla configuração: ao mesmo tempo que permite romper com um modo de ser no Brasil, também abre diversas possibilidades de ser no novo país. Trabalhar esta questão é explorar o sentido do rompimento com uma identidade anterior e a adoção de novas formas de ser, entendendo como o novo espaço entra como fator fundante de uma nova forma de encarar a vida.


4. Outras questões

É importante ressaltar que, além destas questões próprias da relação com o novo país, algumas questões que já existiam no Brasil podem continuar sendo motivo de angústia e ansiedade. No meu atendimento, ofereço também o serviço de psicoterapia geral para refletir sobre qualquer questão que esteja te afligindo no momento; e ofereço também o serviço de orientação profissional e de carreira para pensar sobre escolhas e caminhos profissionais e como o trabalho se insere em nossa vida.


A terapia é um tempo em que você pode se dedicar a estes desafios. A partir da abordagem da fenomenologia-existencial, buscaremos entender como essas normas sociais fundamentam suas relações com o novo país. Esse entendimento guiará uma reflexão sobre qual caminho é o mais autêntico para você, ou seja, quais prioridades fazem mais sentido para você e que te trarão maior harmonia e serenidade.


 



Estou aqui para te apoiar nesse entendimento e nessa reflexão.

É só me enviar uma mensagem no telefone que está logo abaixo :)

bottom of page